Biografia


1942
Nasce a 1 de Setembro, em Lisboa, filho de Maria Margarida Almeida Lima e João Alfredo Lobo Antunes.

1948
Entra no ensino primário.

1950
Viaja em Junho com o avô paterno António Lobo Antunes, conhecendo a Europa, rumo a Pádua, Itália, devido a uma promessa que este avô fizera, ainda antes do neto nascer, na condição de que se fosse rapaz e viesse a chamar-se António, o levaria à cidade que tem como patrono Santo António. Foi aí que fez a sua primeira comunhão.

1952
Em Outubro ingressa no Lyceu Camões (actual Escola Secundária de Camões), em Lisboa. É na biblioteca desta escola que vem a conhecer grandes nomes da literatura como Sartre, Malraux, Mauriac, Gogol, Tolstoi e Checov. Começa a escrever poesia e algumas histórias.

1959
Entra na Faculdade de Medicina, por imposição paternal uma vez que gostaria de seguir Literatura.

1960
Morre o avô paterno a 8 de Novembro.

1965
Começa a escrever um romance (nunca publicado) que trabalhará ao longo de dez anos. Por esta altura conhece autores americanos como Fitzgerald, Melville e Faulkner.

1969
Morre a avó materna, Margarida Almeida Lima.

1968
Termina o curso e faz o estágio num hospital de Londres durante dois anos.

1970
Em 6 de Janeiro, é recrutado para o exército, para cumprir o serviço militar, donde sairia como alferes miliciano, mais tarde promovido a tenente. Casa com Maria José Xavier da Fonseca e Costa, em 1 de Agosto, após um namoro de seis anos.

1971
Também a 6 de Janeiro, embarca para Angola, um dos teatros de operação da guerra colonial. É nestas condições que viria a firmar uma longa amizade e cumplicidade com o então capitão Ernesto Melo Antunes. Neste ano nasce a sua filha Maria José, em Junho.

1973
Regressa de Angola em Março. Nasce a sua filha Joana em Dezembro. Ingressa no final do ano no Hospital Miguel Bombarda como médico psiquiatra, após ter passado pelo Hospital de Santa Maria.

1974
Publica um trabalho científico de Psiquiatria com a colaboração de Maria Inês Dias sobre a obra de Ângelo de Lima: Loucura e criação artística: Ângelo de Lima, poeta de Orpheu.

1976
Começa a escrever Memória de Elefante, o seu primeiro romance publicado. Separa-se de Maria José Xavier da Fonseca e Costa.

1977
Termina Memória de Elefante e começa a trabalhar sobre Os Cus de Judas.

1978
Começa a escrever Conhecimento do Inferno.

1979
Ano em que oficialmente inicia a sua carreira literária, com a publicação dos livros Memória de Elefante e Os Cus de Judas, ambos editados pela Vega (colecção o chão da palavra). A publicação deveu-se ao grande incentivo dos amigos, principalmente de Daniel Sampaio.

1980
Torna-se militante da APU, embora por curto tempo. Conhece o seu futuro agente em Nova Iorque, Thomas Colchie, com quem viria a criar uma boa amizade. É publicado, pela Vega, Conhecimento do Inferno.

1981
Ainda pela Vega, publica Explicação dos Pássaros. Casa com Maria João Espírito Santo Burstoff Silva, de quem se separará alguns anos depois.

1983
Nasce a sua filha Isabel, fruto do seu segundo casamento. Faz amizade com o escritor José Cardoso Pires, vindo a ser o amigo mais presente na sua vida. Em Novembro publica Fado Alexandrino, já pela Dom Quixote (editora onde publicará toda a sua obra). Primeira tradução para uma língua estrangeira (inglês), com Os Cus de Judas (South of Nowhere).

1985
Dedica-se maioritariamente à actividade de romancista, deixando aos poucos de exercer a psiquiatria, embora não abandone o Hospital Miguel Bombarda, onde manterá alguns doentes. Publica Auto dos Danados, com que recebe o Grande Prémio de Romance e Novela da APE.

1988
Em Abril publica As Naus, cujo título original seria O Regresso das Caravelas, mas impedido de o usar porque alguém já o tinha registado.

1990
Publica Tratado das Paixões da Alma. Começa a ser falado para o Prémio Nobel da Literatura.

1992
Morre a sua tia Madalena, vítima de cancro, referida em A Ordem Natural das Coisas, que é publicado em Novembro desse ano. É-lhe diagnosticado o problema da audição.

1994
Publica A Morte de Carlos Gardel. Prefacia a edição pela Dom Quixote de O Som e a Fúria, de William Falkner.

1995
Publica o seu primeiro Livro de Crónicas, dedicando-o ao homem que marcou a sua vida, o avô António.

1996
Publica O Manual dos Inquisidores. É laureado com o Prémio France Culture (França), pelo romance A Morte de Carlos Gardel.

1997
Recebe novamente o Prémio France Culture pelo romance O Manual dos Inquisidores. Publica O Esplendor de Portugal. O seu nome continua sendo apontado como um dos candidatos ao Prémio Nobel da Literatura.

1998
Morre o seu grande amigo José Cardoso Pires, escritor.

1999
Publica Exortação Aos Crocodilos, e recebe o seu segundo Grande Prémio de Romance e Novela da APE, e ainda o Prémio D. Diniz da Fundação Casa de Mateus. Sofre a perda da sua primeira mulher, Maria José Xavier da Fonseca e Costa, e de outro grande amigo, companheiro de guerra e da vida, Ernesto Melo Antunes.

2000
Publica Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura. Recebe o Prémio de Literatura Europeia do Estado Austríaco pelo romance Exortação Aos Crocodilos. Nasce o seu primeiro neto, José Maria, filho de Maria José Lobo Antunes.

2001
Publica Que Farei Quando Tudo Arde?. Inaugura em Nelas uma rua com o seu nome.

2002
Comemora 20 anos como autor na Dom Quixote. A editora publica o seu Segundo Livro de Crónicas, oferecendo a «inédita e irrepetível» edição de Letrinhas de Cantigas, poemas de António Lobo Antunes para o cantor Vitorino. É constituída a equipa Ne Varietur para a fixação do texto da totalidade da sua obra até então publicada, equipa coordenada por Maria Alzira Seixo com Graça Abreu, Eunice Cabral e Agripina Carriço Vieira.

2003
É publicado o romance Boa Tarde Às Coisas Aqui Em Baixo, o primeiro romance com edição ne varietur. É galardoado com o Prémio Internacional União Latina e com o Prémio Ovidius, da União de Escritores Romenos. O seu nome não deixa de ser falado como futuro Prémio Nobel.

2004
Perde o seu pai, João Alfredo Figueiredo Lobo Antunes. Recebe o Prémio Fernando Namora da Sociedade Estoril Sol, pelo romance Boa Tarde Às Coisas Aqui Em Baixo, e pelo conjunto da obra é galardoado com um dos grandes prémios internacionais de literatura, o Prémio Jerusalém. Publica Eu Hei-de Amar Uma Pedra, no mesmo ano em que comemora 25 anos de vida literária. Tereza Coelho publica a sua Fotobiografia.

2005
É distinguido pela Grande Ordem de Santiago de Espada, e recebe o Globo de Ouro Sic / Caras 2004 na categoria Artes. Em Junho, a Biblioteca Municipal de Nelas adopta o seu nome. Suas filhas Maria José e Joana publicam em Novembro as cartas que escreveu a sua mulher durante o período em Angola, sob o título D'este Viver Aqui Neste Papel Descripto - Cartas da Guerra.

2006
Publica em Março o seu Terceiro Livro de Crónicas. É galardoado com o Prémio José Danoso 2006 atribuído pela Universidade Chilena de Talca. Em Outubro publica o 18º romance, Ontem não te vi em Babilónia.

2007
É galardoado com o Prémio Camões, na sua 19ª edição, em Março. Na mesma altura é-lhe diagnosticado cancro no intestino, doença que torna pública numa crónica que escreve à revista Visão - Crónica do hospital. Submete-se a uma cirurgia onde lhe é removido o tumor e recupera muito bem após o tratamento. No final do ano declara que está curado. Recebe o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro em Julho, e o Prémio Pablo Neruda em Setembro. Publica o seu 19º romance, O Meu Nome É Legião, em Outubro.

2008
Recebe, a 22 de Fevereiro, em cerimónia no Instituto Camões em Lisboa, o Prémio José Donoso 2006. A cerimónia fora adiada um ano, devido aos problemas de saúde que o afectaram no ano de 2007. Mais tarde decorre a entrega do Prémio Camões 2007. É distinguido com o prémio espanhol Terence Moix, pelo livro Ontem Não Te Vi Em Babilónia, considerado pelo júri como o melhor livro de ficção publicado em Espanha em 2007. Em Setembro é condecorado pelo Governo Francês com as insígnias de Comendador das Artes e das Letras. É galardoado com o Prémio Juan Rulfo, o primeiro português a receber o galardão latino-americano. Publica em Outubro O Arquipélago da Insónia. Forma com outros sete pares a Academia Pedro Hispano. Recebe ainda, no final do ano, o Prémio Clube Literário do Porto.

2009
É distinguido com o grau Doutor Honoris Causa pela Universidade de Ovidius (Roménia). Recebe em Junho o Prémio Extramadura a la Creación, juntamente com Siza Vieira. Regressa ao Brasil, terra do seu avô paterno, após 26 anos, para participar na 7ª Festa Literária Internacional de Paraty. Comemora os 30 anos da publicação de Memória de Elefante e Os Cus de Judas, de que a Dom Quixote faz uma edição especial. Nasce o seu segundo neto, João Alfredo, filho de Joana Lobo Antunes em Outubro, mês em que publica Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra No Mar?.

2010
Casa em Maio com a jornalista Cristina Ferreira de Almeida. Publica em Outubro Sôbolos Rios Que Vão.

2011
Recebe, em Março, as insígnias de Doutor Honoris Causa atribuído pela Universidade de Lisboa. A sua obra é homenageada pelo grupo teatral MC3 em Bobigny, Paris, que lhe dedica uma temporada de 6 meses e 50 espectáculos adaptando vários escritos seus ao palco. Pela primeira vez um livro seu é adaptado ao cinema: A Morte de Carlos Gardel foi o título escolhido pela realizadora Solveig Nordlund que acaba as filmagens em Abril. Publica nesse mês o seu Quarto Livro de Crónicas e, em Setembro, sai Comissão das Lágrimas, ao mesmo tempo que se estreia o filme de Nordlund.

2012
Publica Não é Meia Noite Quem Quer.

2013
Publica o seu Quinto Livro de Crónicas. Tem algumas complicações de saúde, volta a tratamentos oncológicos, recuperando. Sofre a perda do seu irmão Pedro.

2014
É galardoado com o Prémio Nonino. Perde a Mãe, Maria Margarida Almeida Lima, em Setembro. Em Outubro recebe as insígnias de Doctor Honoris Causa pela Universidade Babeș-Bolyai, da cidade romena de Cluj-Napoca. É também galardoado com o Grande Prémio de Excelência do Salão do Livro da Transilvânia, na mesma cidade. Publica o 25º romance, Caminho Como Uma Casa Em Chamas, arredondando para 30 títulos publicados em 35 anos, desde 1979, da sua bibliografia oficial ne varietur.

2015
Publica Da Natureza Dos Deuses.

2016
Em Setembro estreia o filme Cartas da Guerra do realizador português Ivo M. Ferreira, que tem como base a adaptação do livro D'Este Viver Aqui Neste Papel Descripto - Cartas da Guerra. Em Outubro morre o seu irmão João Lobo Antunes. É publicado no mesmo mês Para Aquela Que Está Sentada No Escuro À Minha Espera.

2017
Publica Até Que As Pedras Se Tornem Mais Leves Que A Água.

2018
A sua obra é incluída na Bibliothèque de la Pléiade, colecção de clássicos publicada pela editora francesa Gallimard. Regressa à Feira Internacional do Livro de Guadalajara como o único escritor português laureado com o Prémio Juan Rulfo, dez anos antes. Publica A Última Porta Antes da Noite em Outubro e, ainda no mesmo mês, ruma a Milão, cuja Universidade local inaugura uma cátedra com o seu nome. Ainda em Itália, recebe o prémio Bottari Lattes Grinzane.

2019
Em Janeiro assume, juntamente com outros intelectuais de 21 países, um manifesto contra a proliferação dos movimentos populistas na Europa. Os Cus de Judas é editado em árabe. Celebra 40 anos de carreira literária, com o Colóquio Internacional apenas me preocupa atingir o coração do coração e iluminar tudo. António Lobo Antunes: 40 Anos de Vida Literária, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Setembro, no qual é agraciado pelo Presidente da República com a Ordem da Liberdade. Publica, em Outubro, A Outra Margem do Mar.

2020
Publica Diccionario da Linguagem das Flores. O Manual dos Inquisidores é o primeiro livro publicado na China, enquanto surge a edição grega de A Outra Margem do Mar.

2021
Em Junho faz a doação de todo o seu espólio, um acervo com cerca de 20 mil livros, à Câmara Municipal de Lisboa. Em Outubro é publicado As Crónicas, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, tratando-se da uma longa selecção de textos dos cinco volumes anteriores, aos quais se juntaram outros inéditos.

2022
Recebe em Julho nova insígnia de Doutor Honoris Causa, desta vez atribuída pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos, no Perú. Publica, em Outubro, O Tamanho do Mundo.

2023
Em Setembro, a Fundação Inês de Castro distingue o escritor com o seu  Prémio Literário pelo romance O Tamanho do Mundo. Em Outubro é publicado As Outras Crónicas, prefaciado pelo amigo e psiquiatra Daniel Sampaio.


[em actualização]

Comentários

artigos mais procurados