António Lobo Antunes no MOT - Festival de Literatura Girona e Olot 2015


O escritor António Lobo Antunes é um dos convidados da II Edição do Festival de Literatura de Girona e Olot, na Catalunha, que decorre entre os dias 9 e 11 de Abril, e que este ano terá como tema de fundo “Escrever Cidades”. Trata-se de um programa que pretende explorar a relação entre o romance e a cidade contemporânea. Londres de Lanchester; Paris de Hazan; Barcelona de Mendonza e Pàmies; Bogotá de Restrepo; Roma de Mazzuco; Berlim de Nooteboom e Beirute de Chalandon são algumas das cidades selecionadas pela comissária do Festival, Mita Casacuberta, professora de Literatura Contemporânea na Universidade de Girona.

O nosso autor participará numa conversa com o escritor e crítico literário Jordi Galves, num encontro que terá lugar na próxima sexta-feira, dia 10, na Sala La Carbonera da Universidade de Girona, dedicada aos Mistérios de Lisboa, título de um dos últimos filmes de Raoul Ruiz, numa adaptação do romance homónimo de Camilo Castelo Branco. Os 150 anos que separam ambas as obras, livro e filme, são os anos da construção da Lisboa contemporânea, para a qual contribuiu decisivamente António Lobo Antunes, desde o seu primeiro romance, Memória de Elefante (1979), até ao O Esplendor de Portugal (1997) ou ao Conhecimento do Inferno (1980), através do seu estilo sinuoso que esbate as fronteiras entre o passado e o presente.

A Dom Quixote publicará, em Outubro, o novo romance de António Lobo Antunes, Da Natureza dos Deuses.


fonte do texto: BIIS LEYA (ligeiramente adaptado)
imagem do programa do evento, disponível em formato pdf para consulta integral (por cortesia de Maria da Piedade Ferreira)

06.04.2015

Comentários

artigos mais procurados